quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entorse da articulação tíbio-társica


Denomina-se entorse quando forçamos a articulação a movimentar-se para além dos seus ângulos naturais. Normalmente por movimento brusco. Uma das zonas mais afectadas por esta lesão é a articulação tíbio-társica.
A entorse a este nível provoca dor forte que aumenta quando se mobiliza a articulação. Normalmente a marcha é possível, mas torna-se difícil fazer carga no membro e caminhar com equilíbrio.

Esta lesão é normalmente acompanhada de Edema, que se localiza mais frequentemente na parte externa da articulação. Mas visto que esta entorse pode afectar um ou mais ligamentos esse edema pode ser mais generalizado.

A distensão ou mesmo ruptura dos ligamentos implica o tratamento correcto, caso isso não seja feito poderá provocar ao indivíduo problemas que se podem estender pelo tempo, provocando até mesmo uma instabilidade crónica associada de episódios de dor.

Esse é um problema comum. Tenho observado que muitas vezes não se dá a devida atenção ao tratamento das entorses e passado algum tempo é que se recorre ao tratamento pois a incapacidade do atleta continua e por vezes é mesmo agravada. Esse é um trabalho dificultado pois os efeitos colaterais da entorse aumentam.

Ao efectuar uma entorse da tíbio-tarsica o indivíduo deve deslocar-se ao hospital a fim de ser despistado qualquer episódio de fractura, então o médico irá avaliar a lesão e classificar a lesão como Classe I, II, III (simplificando refere-se á quantidade de ligamentos afectados e á sua gravidade ex distensão, ruptura).

Infelizmente noto que geralmente o médico depois de observar que não existe fractura, prescreve aos paciente um gel ou pomada anti-inflamatória e gelo, sem sequer apontar para quaisquer tipos de fisioterapia, nem sequer a utilização de qualquer tipo de suporte dificultando assim a recuperação da lesão

Como já referi, a reabilitação é essencial para o tratamento eficiente da entorse. Pode-se evitar problemas sérios e muitos deles crónicos no paciente. Num próximo artigo vou partilhar convosco algumas técnicas para que possam mais facilmente reduzir os efeitos e também alguns tópicos para uma boa recuperação.


2 comentários:

  1. tive este problema 7 de novembro de 2011 mas fiz cirurgia coloque 1 placa e 7 parafuso na tibia fui operada dia 25 de novembro e ontem fiz uma radiografia onde percebi umas pequenas parte do tornozelo sem encontrar uma com a outra estou des deste tempo sem apoiar os pes no chão quando fico com ele pra baixo incha muito e ele tem doido o medico mandou eu pisar sera que ja pode mesmo sem estes lugares não terem calcificado wanessaeulalia @ig.com.br!

    ResponderEliminar
  2. Eu sinto exatamente estes sintomas e já fui há vários ortopedistas e fiz vários exames mas nenhum descobriu nada.agora sinto que a dor vem subindo pela tíbia, me ajudem nao sei mais quem procurar.

    ResponderEliminar